GuArDo Te (italiano) = do verbo GuArDaRe, olhar, observar. GuArDo-TE (português) = do verbo GuArDaR, alojar.

domingo, 8 de abril de 2007

I. A primeira aventura em Hong Kong

Ontem eu e a ximeca fomos a Hong Kong! A nossa primeira vez não correu muito mal...pronto a única coisa que vimos foi o Victoria's peak. E decidimos ir para lá a pé, subimos duas rampas e depois viemos a descobrir que existia um caminho sempre a direito lol

Mas as coisas têm outro gosto assim! :P

Hong Kong é muito diferente de Macau, como podem ver. Muito mais moderno e futurista. Outro conceito de civilização. Este passeio serviu para me aperceber de uma coisa pela primeira vez: definitivamente Macau é a minha casa. Embora fascinada, senti-me estranha em Hong Kong, faltavam-me aqueles lugares que me são já comuns.

Algumas informações sobre o Peak:

1. Tivémos em filas tipo serpentes que dão várias voltas tanto para ir como para vir lol (mas andavam depressa...pelo menos isso!)

2. O peak, que acho que se pode traduzir pico, é a montanha mais alta da ilha de Hong Kong e talvez de todo o território. Tem 552 metros de altura e chega-se lá através de duas carruagens. Aquela balhana vai a pique e quase vamos deitados, faz doer as costas.

3. O primeiro acesso do peak foi criado em 1959, acabando por se tornar uma morada para as elites e onde se localizavam muitas casas de verão dos homens de negócios britânicos. Nas alturas, encontraram uma maneira eficaz de escapar do calor e da malária que se faziam sentir no litoral da ilha.
Antes de 1888, quando se construiu o comboio que nos transportou hoje, os senhores doutores eram carregados até lá acima pelos seus criados. Já os estou a imaginar com o cuzinho alapado muito agonidados com o calor... bem em frente...
Este comboio fez com que a montanha se desenvolvesse mais, foram surgindo residências permanentes.
Durante largos anos, os chineses foram barrados a ir ao pico e ainda hoje esta é uma zona onde moram os mais abastados.

Vejam as fotos! E ainda há um video, que vou postar mais à frente. Este primeiro post foi só para vos aguçar a curiosidade!
eheheheh sou tãoooo máaaaaa :P




1. Este é o comboio que nos carregou até lá acima. Arrisquei a vida para tirar esta foto ãh?! lol



2. Acho que dá para ver a inclinação a que viajava o comboio.



3. A vista lá do peak :P

1 comentário:

Anónimo disse...

tás gira! essa cor fika-te muito bem! ehehhe! nao, mas sem brincadeiras...a serio, o vermelho realça essa tua beleza exótica...(va, agora mm sem ser a brincar) o vermelho fika-te bem. ponto.