GuArDo Te (italiano) = do verbo GuArDaRe, olhar, observar. GuArDo-TE (português) = do verbo GuArDaR, alojar.

sábado, 6 de junho de 2009

Gripe porca



Ora aqui está uma história que merece ser contada. Sobretudo, porque se percebe bem que só podia acontecer em Macau: um território pequeno da China (a parte da China deve ser bem sublinhada).



Quinta-feira, +/- 18h00
Estou na redacção quando recebo um telefonema. Era a minha companheira de casa, L., que me pedia para a acompanhar ao hospital.
Tinha chegado há quatro dias do Japão, andou pelas cidades onde se confirmaram casos de gripe suína e, naquela noite tinha tido 38º de febre.

4 horas antes - 13h
Calhou em conversa, ao almoço com os colegas de trabalho:

Um gajo qualquer - Ah eu queria ir ao Japão, mas estou com medo por causa da gripe.
L.- Ah, é na boa. Eu fui e não tive problemas. Até acordei hoje com febre, mas isso é normal. Costumo reagir assim por causa do ar condicionado. Já passou.

Uma amiga, do outro lado da mesa, começa a olhá-la com ar assustado. A mesma que terá feito uma chamada anónima para a clínica da empresa.

17h
A L. recebe um telefonema:
Clinica - Sabemos que esteve no Japão e teve febre. Vai ter que ir para o hospital.

18h outra vez
Espalhei a notícia no meu jornal. Comecei a sentir-me quente e com dor de cabeça. O mesmo aconteceu com todos os meus colegas.
Caso a L. tivesse gripe, as pessoas que contactaram com ela teriam que passar 7 dias fechados de quarentena.

22h
Eu, a S. e o P. - colegas de trabalho - acabámos de jantar e fomos para um bar, onde um amigo do Z. estava a tocar. Chega o Z. e informámo-lo do que se estava a passar.
A L. continuava no hospital, isolada num quarto, há espera do resultado do teste que demora no mínimo 6 horas.
A S. já estava a stressar a imaginar que aqueles podiam ser os seus últimos momentos de liberdade. O Z. pensava no exame que tinha para fazer na terça-feira.

23h
Recebo uma sms: "Negative!!!"
Fazemos um brinde e continuamos a noite.


P.S: Ao contrário de Hong Kong e China, ainda não foi registado nenhum caso de gripe A em Macau. Só um homem que entrou, teve sintomas e foi para a China, onde foi detectado. Segundo as notícias, para o próximo mês já está disponível a vacina contra esta nova estirpe. Entretanto por cá, continuam em vigor as medidas de segurança e o nível 5 (de um máximo de 6) de alerta de pandemia. É obrigatório o preenchimento de uma declaração de saúde sempre que se sai ou entra em Macau.

Sem comentários: