GuArDo Te (italiano) = do verbo GuArDaRe, olhar, observar. GuArDo-TE (português) = do verbo GuArDaR, alojar.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Notícias de Marinhais


Hoje ao almoço falava-se dos médicos desta bela localidade e da falta deles - fui fazer exames de rotina para perceber se Macau faz ou não mal à saúde.

Falava-se de médicos sobrecarregados de trabalho. Mas onde estão os recém-licenciados?? - perguntou-se.

Há tanta falta que agora até há um médico espanhol em Marinhais. Antes, havia um preto, mas as pessoas falaram tão mal dele que se foi embora - contavam-me.

Porquê? Porque era preto? - perguntei. Acenaram-me que sim.

Fiquei chocada e pensativa. E lembrei-me de uma passagem que li no livro que, actualmente, me faz companhia:


- Não gosto de pretos, Kindzu.

-Como? Então gosta de quem? Dos brancos?

- Também não.

- Já sei: gosta de indianos, gosta da sua raça.

- Não. Eu gosto de homens que não têm raça. É por isso que eu gosto de si, Kindzu.


in "Terra Sonâmbula", Mia Couto

Sem comentários: